sexta-feira, 30 de agosto de 2013

As cores que fazem a diferença para pedalar

Dia 7 - Um tchau pra você que está no trânsito!


Na ida e na volta: Nenhum carro sequer conseguiu me ultrapassar. Na sexta-feira o trânsito é complicado, tudo parado! Não sei como tem gente que consegue ficar horas dentro do carro. O lado bom é que a diversão fica ainda maior! Nada como deixar para trás quem está no trânsito! kkkkkkk

A tempos que venho notando como as cores fazem a diferença no trânsito, para a segurança do ciclista. Os equipamentos de segurança fazem toda a diferença, luzes, refletores, capacetes e etc, mas a parte mais visível e a mais exposta é o restante do seu corpo, e acredite, a roupa que você utiliza faz toda a diferença.




Minha bicicleta, por exemplo. é branca e durante a noite noto que ela se destaca diante das outras bicicletas de outras cores com as quais eu cruzo. Naturalmente o branco é uma cor refletora, ou seja, durante a noite ela ajuda bastante para que os motoristas consigam notar a presença de um ciclista com mais facilidade, mas também existem cores que ajudam bastante, como o laranja e o verde limão, ou seja, cores vivas.




Durante o dia, as cores mais vivas e fortes são melhores. Com a luz do dia, o branco pode se misturar na paisagem e acabar perdendo a sua essência. De qualquer maneira, cores vivas e o branco são as mais recomendadas.

Ah! Se ainda não comprou sua bicicleta, considere comprar com alguma dessas cores!

Pedalar com segurança para alguns pode ser considerado uma chatice, uma coisa brega, ou sei lá o quê, mas o fato é que pedalar com segurança só aumenta o prazer. Lhe dará mais liberdade e tranquilidade para curtir a paisagem durante o trajeto. Tenho uma teoria de que os ciclistas trajados de ciclistas são mais respeitados do que aqueles que pedalam sem nenhum item de segurança e/ou roupas adequadas. Acredito que os motoristas, por alguma razão, respeitam mais. Independente do que pensamos, o importante é pedalar utilizando os itens de segurança básicos, como capacetes, refletores, luzes... e não se esqueça de utilizar roupas com cores vivas e mais claras! 

Por mais incrível que pareça, conheço amigos que não utilizam nenhum item de segurança por que acham feios, porque acham brega utilizar um capacete, uma luva, um colete de ciclista, dá para acreditar?

Pois acreditem! Essas pequenas coisas fazem a diferença, ajudam a preservar a sua saúde e podem salvar a sua vida! Segurança a mais nunca é exagero

Boa pedalada!


Notas e informações importantes


Considerar cores claras e vivas para o projeto. Com essas cores, a segurança de quem pedala durante a semana, e principalmente no período noturno é notavelmente maior.


Fotos e Vídeos


Esse aqui é para animar a sexta-feira! kkkkkk nada como deixar os motoristas para trás!







quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Diferentes trajetos e novas rotinas para pedalar sempre!

A verdade é que fazer um caminho diferente todo dia, ou pelo menos algumas vezes por semana ajuda no desempenho e na motivação!

Quando compromissos surgem, não significa que não é possível pedalar. As bicicletas do projeto mobilicidade, do Itaú, são uma “mão na roda” para ligar um lugar a outro, seja um trecho curto ou longo. A ideia é desafogar o trânsito, a superlotação do transporte público e aliviar o stress, afinal, porque pegar o carro ou o transporte publico para ir a um evento, uma reunião ou a um compromisso que está logo ali próximo se eu posso alugar uma bicicleta e me locomover com a metade do tempo e sem preocupação? É possível ir até bem arrumado! Não dá nem tempo de transpirar! E isso serve não só quando os compromissos surgem e atrapalham a sua programação de ir de bike ao trabalho, serve também para variar o trajeto diário, integrando o transporte público e a bicicleta por uma mobilidade urbana de qualidade.

A conexão da linha amarela do metrô com a linha esmeralda da CPTM em São Paulo trouxe opções de locomoção para muita gente e não é a toa que acresceu 1.7 milhões de usuários no sistema de linhas férreas metropolitano. O problema é conseguir entrar no trem nos horários de pico!


Então por que não utilizar a bicicleta para driblar os trechos mais complicados e complementar o trajeto? Ao invés de pegar o trajeto de trem (o mais complicado), utilize o aluguel de bicicletas desse projeto para saltar de um trecho complicado e realizar o restante do caminho de maneira mais confortável e rápida. É uma ótima maneira de ir ao trabalho com mais tranquilidade e não deixar de pedalar. Uma ótima solução para aliviar o desconforto do transporte público e ainda curtir um lazer no dia a dia da cidade, e, além de tudo isso, é uma opção para descansar o corpo e não enfrentar trajetos puxados todos os dias o que acabam por desmotivar quem opta por este modal.

Em conversa com um grande brother de pedaladas, um assunto muito interessante veio à tona e vale a pena compartilhar e refletir. De fato, todo e qualquer tipo de meio de transporte quando se torna obrigatório, fica chato. Se o fato de de ir de bike ao trabalho se tornar uma imposição diária, o prazer de pedalar se perderá com o tempo, e com ele, a motivação.

Por essa razão, pedalar deve ser sim, um meio de transporte, mas deve ser encarado como uma alternativa para a mobilidade urbana, e não uma obrigação. Deve ser encarada como um momento de lazer, de fuga das complicações urbanas. Escolher rotas diferentes e integrar a utilização com o transporte público, são maneiras de diferenciar o trajeto, e, consequentemente, de criar novas rotinas. Por exemplo, rotas alternativas onde a paisagem é o diferencial, são uma maneira de alegrar um dia difícil, rotas com poucas ladeiras, para os dias de cansaço, rotas rápidas para cumprir com as obrigações, e rotas de integração.

A posse de diferentes trajetos, na minha opinião, é uma estratégia de motivação para a continuidade do projeto, porque pedalar, acima de tudo, é um estilo de vida.

Notas e Informações Importantes:


Para o projeto, considerar público alvo que já opta por interlacar dias de transporte alternativo, individual e público. Aquele que entende as motivações e conhece os benefícios. Por conta dos dois dias utilizando um trajeto mesclado entre transporte público e bicicletas alugadas, ficou evidente que o desempenho da bicicleta é importante, até mesmo para que não haja esforço desnecessário, que desmotive o usuário.

Fotos




quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Ciclista "chique no úrtimo"

Kkkkk nada como um terno e uma bicicleta! Chique "no urtimo" kkkkkkkkk. Quem quer fazer parte do trajeto de bike, também funciona e não precisa nem se trocar.

De fato esse projeto mobilicidade das bicicletinhas do Itau são uma "mão na roda"! Infelizmente não estão espalhadas pela cidade inteira, mas na região sul, onde estão concentradas a maioria das estações de empréstimo de bicicletas, a locomoção é definitivamente outra! Além de ser muito fácil realizar o empréstimo, da para ir para onde quiser em um raio de 20km sem problema algum. Todos os dias vejo pra la e pra cá ciclistas com essas bicicletas emprestadas e fico feliz de saber não só de que as pessoas estão aderindo e entendem da facilidade proporcionada pelo uso da bicicleta mas que até a prefeitura e o governo enxergaram a importância e o custo beneficio do projeto e alem de atuarem na ampliação do projeto estão estudando a integração com o bilhete único.

Espero que a ideia se espalhe tanto quanto as estações e que ajude as pessoas a se locomoverem melhor pela cidade. A ideia é fantástica e funciona só falta um pouco mais de confiança das pessoas e incentivo de quem tem o poder de tomar decisões.

O melhor de tudo é que esse projeto pode funcionar como um complemento do trajeto de idas e vindas do trabalho, ou até mesmo para dar aquela passadinha no happy hour da empresa ou em algum outro evento social. Kkkkk e ainda da pra ir bem vestido! Eu fui para o aniversário do meu irmão. Cheguei antes e sem stress.



Sem pegar transito. Sem stress. Sem atraso. E sem... Quer uma boa motivação? Por isso eu vou de bike! Quando eu penso em tudo isso, fica muito fácil tomar a decisão.



Notas e Informações Importantes:

O banco! Que diferença! Não é a melhor ideia para o projeto, mas esses bancos são muito confortáveis! Vale conferir os modelos urbanos britânicos, tem ótimas referências.

Fotos




terça-feira, 27 de agosto de 2013

Esfriou, choveu, quebrou, mas a minha pedalada não miou!

Dia 4 - Futza la furada :-\

Já não bastasse o frio e a chuva... quebrou...

Apesar de tudo não desanimei kkkkk nos primeiros quilômetros lá se vai o pedal. Gastou tanto o ferro de suporte que cortou o parafuso e caiu. Tive que continuar por mais alguns quilômetros até encontrar uma bicicletaria. O pior de tudo: ainda tive que esperar a loja abrir kkkk no frio e na chuva. Mas deu tudo certo no final. 




R$ 30,00 a brincadeira.

A melhor parte foi o comentário da minha mulher:

Eu - Meu pedal quebrou. Tive que parar na bicicletaria.
Ela - Nossa mas e não da pra continuar?
Eu - Não, eu ia começar a subir a ladeira.

Ela - Põe Durex!

KKKKKKKKKKKK Por isso eu amo ela! Sempre de bom humor! Confesso que a brincadeira dela motivou a esperar por quase 1h e 15min até que biroska abrisse e sem perder o humor.
Na volta ela até mereceu uma visitinha minha pela façanha de me animar naquela situação! 



É fácil pensar que no frio ninguém sai para pedalar. Lá para os lados da Zona Norte, andei reparando, a galera não usa muito a bicicleta não, e não era por causa do frio. No centro e na Zona Sul, bicicletas pra lá e pra cá. Aí animou de vez! :-) As fotos não mentem :-)

Acho que o projeto das bicicletas do Itaú e o terreno mais plano também ajudam, ou é apenas cultural. Uma coisa a se considerar no projeto, com certeza.





Problemas relatados:

 O Pedal quebrou :-\ falta entender se foi por esforço ou má qualidade do material. Ficar na mão é sempre muito chato. Mas acontece. É importante manter o bom humor e conhecer algumas bicicletarias, ajuda bastante nessas horas.

Notas e Informações Importantes:

Considerar referência da Zona Sul e Zona Oeste como público alvo.

Considerar aplicativo para... (também não vou falar tudo rsss)

E um pedal descente, claro rssss :-)

Fotos e Vídeos




 


segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Quem disse que segunda-feira não é dia de pedalar?

Dia 3 - Mamma let me go kkk

Segunda-feira é osso! Mas vamos que vamos!

É muito difícil acordar cedo, enfrentar o frio, pedalar então... concordo! Mas me animei só de pensar que teria que pegar aquele metrô lotado e o trem que todos os dias apresenta algum problema. Até a minha Mãe questionou: De bicicleta de novo? Mas tá frio!

Antes fosse só o frio. Mãe é Mãe! E se preocupa! Com toda razão, afinal, quase todos os dias uma notícia envolvendo uma fatalidade no ciclismo. É triste, mas acima de tudo é revoltante e por isso eu entendo ela.

Aí já vai a minha primeira dica: os aplicativos para celular estão cada vez mais evoluídos. Agora, além de monitorarem o desempenho, mostram em tempo real em qual parte do percurso você está e permite que você compartilhe essa experiência com outras pessoas, que podem te acompanhar em tempo real via web. Isso ajuda a deixar mais tranquilo, além de planejar rotas mais tranquilas. As vezes alguns quilômetros a mais ou alguns minutos a mais são melhores do que passar por algum perigo desnecessário. Bom eu utilizo esses aplicativos. Me ajudam a melhorar o desempenho dia após dia, e a entender os pontos fracos, os trechos mais enroscados e aí por diante :-)






Além desses aplicativos, não custa nada trocar uma mensagem para deixar a Mamma mais tranquila kkkk



Problemas relatados

Mas o mais difícil da segunda-feira é não se irritar com os buracos. As condições das vias estão cada vez pior, e isso se refletiu em uma roda ainda mais torta. :-\ Definitivamente as rodas serão o centro da atenção no projeto. Aro 700 com pneu fino... não rola. Depois que eu coloquei o penu 38, a situação não piorou, mas também não melhorou. De fato, o pneu 38 é mais confortável e muito mais seguro, não escorrega tão facilmente. Perde-se alguns minutos em desempenho, mas eu acredito que vale a pena. Segurança nunca é demais, fora que ninguém tá afim de ficar na mão.

Olha o resultado das ruas esburacadas de São Paulo:

noLocated media

Notas e informações importantes

Definitivamente considerar um pneu 35 ou 38...

Fotos e Vídeos









sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Sexta-feira: sem dúvidas o melhor dia para pedalar :-)

Dia 2 - Motivos para pedalar :-)

Sexta-feira é o dia mais feliz para muita gente. Isso é um fato. Todos estão felizes, ansiosos pelo final de semana e toda a diversão que ele trará. Pois fato também é que sexta-feira é o melhor dia para pedalar! :-)

Hoje foi realmente atípico! Primeiro alguém que eu conhecia gritou de um carro lá do outro lado da pista, me incentivando hahaha. Confesso que não consegui reconhecer quem era, mas foi legal! Logo mais a frente, no final da ciclovia da Av. Bráz Leme, parei do lado de um carro de família, duas crianças me dando tchau! Hahaha inspirador! E não parou por aí! Cruzei com duas ciclistas no final da Av. Angélica, e recebi um bom dia sorridente. O mesmo aconteceu na Av. Paulista, mais um ciclista, mais um bom dia. Eu te digo! Sexta-feira é o dia! Cruzei com vários outros ciclistas, e vários outros cumprimentos. Valeu a pena!

O melhor de tudo foi ver dois homens de roupa social em bicicletas dobráveis. Uma na Av. Paulista e outro na Av. Faria Lima. É um sinal de que as coisas estão mudando? :-)

Ao me aproximar do trabalho, na Av. Berrini, mais ciclistas, entregadores, trabalhadores. Hoje foi realmente movimentado! Muito bom! Sem perrengues e com muitos sorrisos!

O aplicativo que utilizo para acompanhar minhas corridas me garantiu já alguns cumprimentos virtuais no Facebook! Rsss :-)

A volta não foi diferente! Muito boa! Cumprimentos de ciclistas, alguns incentivos na ladeira... LADEIRA... da Rua Abílio Soares rumo a Av. Paulista e companhia! O grande brother André lá do trabalho também me acompanhava rumo ao Centro. Aliás, com companhia o esforço parece que fica menor, a distância menor e o tempo também menor. Dá pra conversar enquanto passamos pelos carros parados hahaha. Companhia faz a diferença! Ainda rendeu uma ligadinha pra minha mulher só pra conferir se estava tudo bem. Normalmente eu volto com ela, mas ela reclama da minha bicicleta no carro dela, então... rss

Para quem quer começar a ir de bike ao trabalho, ta aí a minha dica: comece na sexta-feira! E arranje uma companhia! Você vai ter tempo de recuperar as energias no final de semana e ainda vai curtir um dia diferente, começando o final de semana com o pé direito. A companhia também traz muita segurança. Os motoristas respeitam mais. Vai por mim!


Problemas relatados:

Depois de mais um alinhamento, lá vem a roda ficando torta de novo... :-\. Meu peso não é nada leve, mas os buracos na rua não ajudam. As vezes não dá pra desviar e acabo caindo em alguns buracos. A roda vai pro saco... entorta, quebram os raios, isso quando não estoura o pneu! Bom, ela já deu os primeiros sinais que vou ter que alinhar de novo :-\

Notas e informações relevantes:

Roda 700 com pneu muito fino (28) não vai rolar. Mas na ladeira, o aro 700 faz a diferença :-)

Fotos e Vídeos







quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Um sonho. Uma decisão. Um projeto.

Dia 1 - A decisão

Dizem que a vida é feita de sonhos. Dizem que sem sonhos não somos ninguém. Que sem sonhos não há como ter motivação para prosseguir, que não há propósito para a existência de um homem que não tenha objetivos e metas.

A verdade é que dizer um monte de coisas é muito fácil... tsc tsc tsc... mas para alcançar tudo isso é preciso tomar uma decisão. Bom, eu decidi: vou correr atrás do meu sonho, quilômetro por quilômetro de um jeito diferente.

Sou designer de produto por formação, curioso por natureza, mercadólogo por profissão e ciclista por opção! RSS é mais ou menos essa a minha definição.

Toda essa ideia surgiu em um dia qualquer, sem uma importância maior, definitivamente veio do nada, mas quando veio, fez todo o sentido: Eu sempre gostei de bicicletas, eu adoro pedalar, eu não suporto o trânsito, sou designer de produto especializado em comunicação e desenvolvimento, gosto de projetar, de criar e de inovar. Gosto da minha cidade, mas odeio as soluções em mobilidade urbana que ela oferece. Até meu TCC na faculdade foi um projeto conceitual de uma bicicleta diferente... tudo fez sentido! Só faltava um objetivo... ou melhor... um objetivo... um projeto.

Há tempos venho notando o aumento das bicicletas na rua. E não estou falando de pessoas que estão apenas curtindo o lazer, estou falando também, de pessoas que estão se locomovendo para cumprir seus compromissos diários. São bicicletas de diferentes tamanhos, cores, modelos, marcas, estilos e motivos, mas essas pessoas parecem que possuem o mesmo objetivo, o mesmo sentimento. Pessoas que assim como eu, sabem das vantagens de se locomover de bicicleta e não encontram melhor alternativa. Uma maneira inteligente de conciliar lazer e transporte. Uma maneira mais fácil, mais rápida, mais barata. É sustentável, faz bem a saúde, não polui, não atrapalha o trânsito, serve como transporte, como lazer, como fuga para alguns, como solução para outros e para mim: como uma razão.

Mesmo com tantos benefícios, ainda existem mais carros nas ruas do que bicicletas. Dá para entender? Tento me conformar, acreditando que os problemas de segurança e violência sejam os maiores empecilhos para a aderência a este modal, mas mesmo forçando essa ideia, ainda é difícil achar um bom motivo para não ir de bicicleta. O fato é que precisamos repensar, precisamos mudar o jeito de se locomover nos grandes centros urbanos. Mais do que nunca, a bicicleta é uma solução viável, acessível, de custo x benefício inigualáveis. Basta querer.

Pensando em tudo isso, e pensando naquilo que eu gostaria para o meu futuro, veio a pergunta: Porque não criar um projeto? Porque não tentar ajudar essas pessoas que querem aderir a este modal? Porque não criar uma bicicleta capaz de ajudar nessa questão? Porque não fazer tudo isso e ainda realizar o meu sonho? Porque não?

Então está ai o que eu vou fazer:

Decidi criar um projeto diferente, talvez inovador, uma maneira diferente de ajudar a quem deseja aderir a esse estilo de vida e um projeto que me ajude a realizar o meu sonho: trabalhar na indústria de bicicletas nacional fazendo aquilo o que gosto e o que eu domino, mas principalmente, desenvolvendo soluções sobre aquilo que entendo muito bem: bicicletas.

De segunda a sexta-feira, faça chuva ou faça sol, vou de bicicleta ao trabalho, relatando tudo aquilo que acontecerá comigo e com a minha bicicleta, retirando informações cruciais e soluções importantes para desenvolver uma bicicleta capaz de unir lazer e transporte, com uma proposta acessível financeiramente e que seja capaz de ajudar as pessoas que desejam aderir a este modal, unindo segurança e desempenho por uma qualidade de vida melhor.

Serão quase 40km de bicicleta todos os dias, entre idas e vindas. Um relato fiel da realidade de se locomover de bicicleta ao trabalho em um grande centro urbano como São Paulo.

Começou hoje, quinta-feira, 22 de agosto de 2013.

:-)



Fotos e vídeos diários no Instagram: gsalomoni

#debikeaotrabalho