sexta-feira, 20 de setembro de 2013

4 semanas de bike ao trabalho

Dia 22 - Fez chuva e fez sol



4 Semanas De Bike Bike Ao Trabalho! 22 dias de muitas alegrias e alguns perrengues também.

De 22 de agosto a 20 de setembro de 2013 foram 548.94 km rodados de bike, 33:08:30 horas pedalando, 18490 kcal gastos nesse período e mais de 40 viagens entre a região norte e sul, sendo 5 compartilhados da cidade de São Paulo.

Como todos sabem, a ideia era colher informações importantes para desenvolver um projeto capaz de suprir a necessidade de quem utiliza a bicicleta como transporte alternativo. Bom, essa ideia ainda segue e agora vai começar a ser desenvolvida, mas o mais importante foi enxergar a cidade de uma maneira diferente e de entender a importância de abrir a mente para esse movimento, ideológico e prático. De fato, é complicado aceitar a individualização do transporte nos grandes centros, tão pouco acreditar que não existe nenhum investimento de grande porte em transporte alternativo como solução para a mobilidade urbana caótica, solução de custo x benefício incrível.

Sem contar o desgaste de pneus e pastilhas (que não troquei), gastei apenas R$ 30,00 com a troca dos pedais que quebraram por desgaste natural e mais R$ 30,00 em trajetos compartilhados com o metrô. Muito não? Rsss. Se eu tivesse feito o mesmo trajeto todos os dias utilizando o transporte público, esse valor seria de aproximadamente R$ 132,00, e se tivesse feito de carro... vixi... R$ 360,00 mais ou menos.

Quem acompanhou a trajetória sabe: alguns perrengues, frio, chuva, mas seguimos assim... firmes e fortes! O mais interessante é que durante todos esses dias, não houve um sequer em que eu não cruzei com um ciclista! Acho que isso é um bom e um mal sinal. Um bom sinal porque sei que não estou sozinho e um mal sinal porque sei que nada de muito efetivo está sendo feito para cuidar de quem pedala diariamente nos grandes centros urbanos, mas nada disso é capaz de tirar o prazer de pedalar, certo?

Sem contar os quase 6 quilos a menos no mesmo período, posso dizer que o condicionamento físico melhorou e muito! O corpo e a saúde agradem, minha noiva também! Rsss

Ainda acho que as bicicletas urbanas devem evoluir um pouco mais para serem totalmente eficientes quando o assunto é pedalar diariamente nos grandes centros urbanos. Testei vários modelos nesse período e com certeza identifiquei alguns quesitos que poderiam ser melhor trabalhados, e é exatamente essa a ideia!

Agora só falta tirar o projeto da cabeça e colocar no papel! Agora é hora de utilizar todas as informações coletadas nesse período e desenvolver um projeto capaz de unir conforto, praticidade e um certo desempenho, necessários para continuar levantando a bandeira do transporte alternativo.

Falando em transporte alternativo...

Quais os motivos para pedalar?

Bom, resumindo a história:

Você gasta menos dinheiro, emagrece, melhora sua disposição, chega primeiro que qualquer um no destino que quiser, não tem que pegar transporte superlotado e muito menos ficar no trânsito e gastar todo o seu dinheiro em gasolina, além de enxergar a sua cidade de uma outra maneira.

Só esse resumo já vale a pena não? Então bora pedalar!

:-)

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quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Infrações de trânsito

Dia 21 - ciclocidadania


Nada como ir pedalar e dar de cara com um café da manhã feito de ciclistas para ciclistas
Pra variar... Na zona sul... O pessoal de lá parece que é mais conscientizado, certo? Errado! Pare para conversar! Tem gente de todos os lados, e não são só ciclistas, ciclo cidadãos, pessoas que dedicam seu tempo para tentar conscientizar e mudar o cenário atual.

Na semana da mobilidade, e, especialmente para o dia mundial sem carros, eventos ciclísticos se espalham pela cidade, no parque da Mooca, no parque da juventude, no Ibirapuera, na paulista e em todos os cantos. É hora de ajudar a divulgar a necessidade de divulgar! Não basta apenas consentir, é necessário agir. Procure próximo a sua residencia e participe. Agora é hora de mostrar que todos nós merecemos um espaço, ou o mínimo de respeito.

Hoje cruzei com o pessoal do movimento ciclocidade na faria lima, além de trocar experiências, ganhei um café da manhã, adesivos para ajudar a divulgar a ideia, um colete refletor e um mini código de transito para os ciclistas, contendo os deveres e os direitos de quem pedala.

Seria muito interessante se distribuíssem para os motoristas também! Tem muita gente que náo faz ideia de como dividir o espaço nas ruas, aliás, quer registrar infrações de transito? Ande pelas ruas de bike! Não vão faltar experiências!

Tem coisas que só os ciclistas fazem por você. :-) Kkkkkk

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quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Pedalar é Loucura?

Dia 20 - Cansado sim, desmotivado nunca


Cansado. Sim, cansado. Cansado de tantos compromissos, deveres e obrigações. De muito trabalho. Cansado de ter ideias e também de colocá-las em prática. Cansado de não ter ideia nenhuma. Cansado da mesmice e até das novidades. Cansado de ver a impunidade se perdurando na sociedade. Cansado da maldade. Cansado de tanto ouvir baboseiras. Cansado de ver a falta de respeito de motoristas, ou melhor, de pessoas. Cansado de pessoas? Talvez. Cansado de muitas coisas, mas somente de coisas da cabeça. Cansado de tanto pensar. O corpo também se cansa, mas se recupera, e este, só depende de mim. O lado bom é que em cima da bike tudo isso vai embora, e não é romantismo! É a verdade! Pedalar faz bem para o corpo e para a mente, todo mundo sabe. Certo... todo mundo sabe, mas poucos o fazem. Por que não o fazem? Por que não pedalar? Por que? Não vejo nenhuma razão. Segurança? Talvez seja esse o problema, talvez o problema seja a falta de educação, de conscientização, talvez não seja culpa de ninguém, talvez seja de todos nós. O fato é que oposto de cansaço e do “talvez” é o movimento. Só é possível mudar um cenário ruim, ou uma indecisão, se houver movimento. Se mexer, sendo objetivo. Pedalar. Como disse Albert Einstein: “Loucura é fazer a mesma coisa e esperar resultados diferentes”. Começo a acreditar que tudo isso nada mais é do que o medo da mudança. Medo. De quem é a culpa? Dele? Dela? Deles? Sua? Minha? De todos nós! A solução está logo ali, na sociedade. Somente ela pode mudar e só depende de nós. Difícil é acreditar que a sociedade acredita que é difícil mudar a sociedade. Difícil não?

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terça-feira, 17 de setembro de 2013

A Semana da Mobilidade Urbana

Dia 19 - Se for pra sair na chuva, que seja de bike e guarda-chuva


A Semana da Mobilidade Urbana mal começou e a cidade de São Paulo já entregou muitos motivos para afirmar que estamos indo na contramão dessa ideologia.

Como muitos já denominam, a Imobilidade Urbana é o que vemos por aqui todos os dias. A falta de investimentos na melhoria do sistema de transporte público já é premissa para as reclamações dos paulistanos, mas o que de fato afirma essa lentidão é a mudança de cultura e de mentalidade quanto à essa questão.

Do dia 17 ao dia 22 de setembro, ocorrem nas grandes cidades a Semana da Mobilidade Urbana, onde o assunto é amplamente discutido e algumas propostas e atividades são elaboradas para chamar a atenção para essa questão tão importante, que afeta diretamente, não só o deslocamento diário, mas principalmente a qualidade de vida.

Hoje foi divulgado nos principais canais e veículos de informação a pesquisa anual realizada pelo IBOPE com parceria da Rede Nossa São Paulo, sobre a mobilidade urbana, preparada especialmente para o seu lançamento próximo ao Dia Mundial sem Carro, outra atividade global que visa discutir as alternativas de transporte nos grandes centros urbanos. A pesquisa enfatiza, esse ano, que quase 80% dos entrevistados deixariam de utilizar o carro se houvesse uma oferta de transporte maior e melhor distribuída pela cidade. Dos entrevistados, 13% afirmam que não abririam mão do carro em nenhuma situação.

Bom... isso já diz muita coisa...

Interpretar os dados da pesquisa podem levar a diferentes resultados, mas o princípio da informação é extremamente consistente em afirmar que o carro particular não é a melhor alternativa para o deslocamento diário, seja no âmbito do custo relacionado, quanto na escolha do mesmo. 

Isso mostra o quanto estamos indo na contramão da ideologia de uma Mobilidade Urbana Sustentável e de Qualidade.

Outro dado interessante é o tempo desperdiçado no deslocamento dos paulistanos, que representa uma média de 2 horas e 15 minutos por dia, ou seja, quase 11 horas por semana. De acordo com o Portal R7, em uma vida útil de 60 anos, isso representa quase 5 anos da vida de uma pessoa desperdiçados em deslocamentos diários.

5 anos é muita coisa, não!?

Infelizmente nenhuma proposta de inserção da bicicleta como alternativa de transporte das pessoas pela cidade não foi diretamente relacionada a essa pesquisa, mas é claro, foi quantificada. Infelizmente os ciclistas são uma minoria esmagadora nesse cenário.

É difícil de acreditar que a solução mais benéfica e de baixo custo não está sendo ativamente considerada, mas é satisfatório saber que ao menos não está descartada por muita gente.

Hoje cruzei com muitos ciclistas, o que me alegra, e por todos nós, peço um pouco mais de consideração e de respeito, um pouco mais de consideração com outras vidas que apenas utilizam um meio de transporte alternativo.

Vale a pena ler a pesquisa e refletir sobre o assunto!!! Segue o link:

http://www.nossasaopaulo.org.br/portal/arquivos/apresentacao-pesquisa-mobilidade-urbana-2013.pdf

Notas e informações


Tenho que admitir que o para-lama das bicicletas de empréstimo, nos dias de chuva, faz MUITA diferença! 

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segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Cansaço. Cansaço. Cansaço.

Dia 18 - Compromissos e mais compromissos...

Sair tarde tarde do trabalho não é fácil, ir pedalando é mais difícil ainda!

O importante é não desistir e lembrar que mesmo durante semana é possível embarcar nos trens do metrô com a sua bike. Após as 20:30 as catracas são liberadas aos ciclistas, de fato, uma ótima opção para quem tem uma semana puxada!

Foi isso o que fiz, sai tarde e fui direto para o metrô. Definitivamente cansado, mas de bike! 

:-)


sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Que tal o dia mundial sem motoristas?

Dia 17 - Mais um "baita" dia para pedalar

Que semana boa! Temperatura amena e clima MUITO bom a semana inteira! Com certeza é motivador! Só não foi melhor por causa de alguns motoristas, mas...


A semana da mobilidade está chegando, começa dia 16 de setembro e termina no dia 22! O desafio intermodal na sua sétima edição foi realizado e mais uma vez, a bicicleta se destacou com um modal de custo x benefício e acessibilidade muito superior aos seus concorrentes, mas... para variar... ignorados pela ignorancia...

Vale conferir no www.blogelegal.com!

Lá vem o dia mundial sem carro, pesquisas sobre a mobilidade urbana, matérias e reportagens jornalísticas, cicloativismo, manifestações e tudo aquilo que todos os ciclistas e cidadãos devem participar para ajudar a melhorar o ir e vir de todos, mas aquela pulga atrás da orelha...

Vai dia e vem dia e tudo demora tanto para ser feito, melhorado, ou simplesmente discutido que é desmotivador, mas vamos participar e incentivar, afinal é o que nos resta para lidar com as ameaças, perigos e a ignorancia de quem "pilota" pra lá e pra cá todos os dias. Começo a acreditar que o problema não são o carros, e sim, os motoristas.

Já até cansei de falar disso...

Bom mesmo seria o dia mundial sem motoristas!





quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Ciclovia tem de tudo, menos bicicleta

Dia 16 - De norte à sul com trajeto 70% coberto por ciclovias


E não é que dá pra ir com mais segurança ainda? Nada como planejar o trajeto antes! Uma mudança no trajeto e uma surpresa: dá para fazer 70% do trajeto por ciclovias! Ciclovia da Brás Leme sentido centro, Ciclovia da Sumaré até a Vila Madelena e Ciclovia da Faria Lima até a Vila Olímpia! Pronto! De Santana à Vila Olímpia, com mais segurança... 

Bom, ou quase isso...

Nas ciclovias paulistanas tem de tudo. É uma pena dizer que a grande maioria não são ciclistas e suas bicicletas. Aliás, dá para se surpreender e se divertir com a quantidade fora do comum de situações inusitadas!


De mulher grávida à mães com carrinhos de bebê circulando pelos poucos espaços reservados para os ciclistas, de pedestres à motoristas, sim motoristas! Esses dias cruzei com um carro parado em cima do canteiro da ciclovia da Faria Lima. Skatistas, Malabaristas, Padres... literalmente tem de tudo! Carrinho de milho (Sumaré), Carrinho de Côco (Brás Leme), Carrinho de Jornal de farol (Faria Lima). Algumas senhoras andam com seus cachorros como se estivessem na calçada, e nem adianta olhar feio, pois enchem o peito de razão e a boca de palavrão. Além de cachorro, tem capivara também! Mas pelo menos essas são silvestres e errados estamos nós. 

Um dia ainda faço um poema com tudo isso.

Sem contar todos os problemas que algumas apresentam: alguns buracos são tão grandes na ciclovia da Brás Leme que dão até medo de ser engolido vivo! As curvas da mesma ciclovia são tão acentuadas que fazem inveja à Estrada dos Tamoios! E os acessos então? Meu Deus... Em alguns trechos ficaram nítidos a pressa para a entrega da obra (obviamente próximo das eleições municipais) que nem o piso secou a tempo! As marcas de pneus estão encravadas no pavimento. A falta de iluminação não é falha de projeto, é simplesmente omissão, em TODAS. Na ciclovia da Zona Leste, quer dizer... mini ciclovia, tem tanto lixo que parece um aterro sanitário. A da Faria Lima, que é uma das melhores, tem tanto pedestre que parece uma calçada. Na da Marginal Pinheiros, uma ideia legal, um trajeto interessante e condições de uso muito boas, infraestrutura com banheiros e tudo mais! Ainda falta ampliar e melhorar os acessos, mas com certeza, é a melhor de todas.

É mais seguro andar na ciclovia ou nas ruas? Tá difícil. Ainda assim, pela ciclovia.

Mas culpar a quem? No final, todos têm razão! Se não existem calçadas decentes, as pessoas andam nas ciclovias. Se não existe ciclovias, os ciclistas andam nas ruas. E as ruas, que são péssimas e mal planejadas, levam os carros, as pessoas, os ciclistas...

Tá difícil mesmo é entender se ciclovias são para ciclistas ou para políticos.

Notas e Informações importantes

Tem tanta sujeira que ta fazendo barulho de tico-tico de criança! Kkkkk

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quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Quando bate o cansaço é hora de... banana e travesseiro!

Dia 15 - Um dia tranquilo para uma pedalada leve


Quando a canseira bate, meu amigo, só existe uma alternativa: descansar! KKK


Ninguém é de ferro! Só não vale desistir! Nos dias em que a canseira vem com tudo, o jeito é fazer um rota compartilhada e pedalar uma distância menor, afinal de contas, os músculos também precisam de um descanso e agradecem! A quarta-feira, sem dúvidas, é o melhor dia. Um descanso no meio da semana ajuda a manter o foco e não desmotivar. O lado bom é que no dia seguinte você vai se sentir novo e pronto pra outra! 

Além disso, uma boa alimentação (muita banana kkk) e uma BOA NOITE DE SONO! Sem dúvidas a parte mais importante da sua recuperação...

Falando nisso... boa noite! kkkkk


Notas e informações importantes


Considerar uma geo metria de médio conforto... pelo amor de Deus!


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terça-feira, 10 de setembro de 2013

Ô Seu Motorista! Fica bravo não!

Dia 14 - Uma rota diferente, mas a mesma falta de educação


A revelia da maldade ou pura ignorância? Independente da razão, me recuso a acreditar que as atitudes de motoristas sejam de fato propositais, apesar de não serem nem um pouco convincentes quanto a isso.


Como esperar que as ações de motoristas em relação aos ciclistas sejam coerentes com a de uma sociedade unida pelo bem de todos e por uma mobilidade urbana mais igualitária se nem ao menos as próprias normas de trânsito são seguidas por estes?

Quem utiliza a bicicleta como meio de transporte e/ou até mesmo para o lazer, conhece muito bem a realidade. A falta de fiscalização, omissão do poder público, a falta de investimentos em ciclovias e a falta de conhecimento quanto aos direitos e deveres de cidadãos, se misturam com a falta de educação e o despreparo de motoristas nos grandes centros urbanos. As intimidações e as ameaças são incessantes e preocupam todos aqueles que optam por esse modal.

Um exemplo claro da ignorância combinada com a falta de educação ocorreu hoje, durante o trajeto de ida ao trabalho. Antes de continuar, acreditem: não foi a primeira vez e não será a última. 

Um taxista, munido de seu veículo, e acreditando que de alguma forma conseguiria se locomover mais rápido do que eu, ciclista, tentou por diversas vezes me ultrapassar, e o fez todas as vezes que tentou, afinal de contas, não estou ali para atrapalhar e todas as vezes dei passagem. O que ele não conseguia entender é que a cada vez que me ultrapassava, acelerando seu automóvel de maneira desnecessária até mesmo para quem estava com pressa, eu o ultrapassava novamente em poucos metros, já que o trânsito caótico de hoje não o permitia andar mais de 50m sem ter de parar novamente em um farol ou no tráfego congestionado. Sem absolutamente nenhum motivo, durante provavelmente a sétima vez que o ultrapassei, recebi diversos xingamentos e ameaças, e então o veículo partiu em disparada por uma travessa. O que mais me impressionou é que o táxi continha um passageiro que praticamente ignorou a situação. Então, mais adiante no trajeto acabei cruzando novamente com o taxista em uma outra rua paralela, e adivinhe, parado no farol. Ao me aproximar, fiz questão de parar ao lado, me preparando para revidar os xingamentos e impor goela abaixo os ensinamentos quanto aos direitos dos ciclistas, como sempre faço. Eis que então veio a surpresa: uma outra motorista (ou uma ciclista lá no fundo), que acompanhara todos os acontecimentos buzinou e chamou a atenção de todos, gritando: "Ei! Ô da bicicleta! Deixa pra lá! Esse aí é ignorante! Deixa pra lá!"

O fato é que me fez ao menos refletir.

Confesso que não sei mais como devo reagir. Ignorar os acontecimentos e rezar para que um dia todos se conscientizem? Esperar o poder público agir? Revidar os xingamentos e ameaças? Como me defender diante de toda ignorância acumulada?

Por enquanto acho que vou tentar conversar e mostrar que não estou errado, mas que é difícil segurar a vontade de revidar, é difícil!

Notas e informações importantes


Esse freio V-brake é irritante! Cada vez está de um jeito diferente e em uma posição diferente! Avaliar utilização de sistema de freios de speed.

Fotos e Vídeos