quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Um sonho. Uma decisão. Um projeto.

Dia 1 - A decisão

Dizem que a vida é feita de sonhos. Dizem que sem sonhos não somos ninguém. Que sem sonhos não há como ter motivação para prosseguir, que não há propósito para a existência de um homem que não tenha objetivos e metas.

A verdade é que dizer um monte de coisas é muito fácil... tsc tsc tsc... mas para alcançar tudo isso é preciso tomar uma decisão. Bom, eu decidi: vou correr atrás do meu sonho, quilômetro por quilômetro de um jeito diferente.

Sou designer de produto por formação, curioso por natureza, mercadólogo por profissão e ciclista por opção! RSS é mais ou menos essa a minha definição.

Toda essa ideia surgiu em um dia qualquer, sem uma importância maior, definitivamente veio do nada, mas quando veio, fez todo o sentido: Eu sempre gostei de bicicletas, eu adoro pedalar, eu não suporto o trânsito, sou designer de produto especializado em comunicação e desenvolvimento, gosto de projetar, de criar e de inovar. Gosto da minha cidade, mas odeio as soluções em mobilidade urbana que ela oferece. Até meu TCC na faculdade foi um projeto conceitual de uma bicicleta diferente... tudo fez sentido! Só faltava um objetivo... ou melhor... um objetivo... um projeto.

Há tempos venho notando o aumento das bicicletas na rua. E não estou falando de pessoas que estão apenas curtindo o lazer, estou falando também, de pessoas que estão se locomovendo para cumprir seus compromissos diários. São bicicletas de diferentes tamanhos, cores, modelos, marcas, estilos e motivos, mas essas pessoas parecem que possuem o mesmo objetivo, o mesmo sentimento. Pessoas que assim como eu, sabem das vantagens de se locomover de bicicleta e não encontram melhor alternativa. Uma maneira inteligente de conciliar lazer e transporte. Uma maneira mais fácil, mais rápida, mais barata. É sustentável, faz bem a saúde, não polui, não atrapalha o trânsito, serve como transporte, como lazer, como fuga para alguns, como solução para outros e para mim: como uma razão.

Mesmo com tantos benefícios, ainda existem mais carros nas ruas do que bicicletas. Dá para entender? Tento me conformar, acreditando que os problemas de segurança e violência sejam os maiores empecilhos para a aderência a este modal, mas mesmo forçando essa ideia, ainda é difícil achar um bom motivo para não ir de bicicleta. O fato é que precisamos repensar, precisamos mudar o jeito de se locomover nos grandes centros urbanos. Mais do que nunca, a bicicleta é uma solução viável, acessível, de custo x benefício inigualáveis. Basta querer.

Pensando em tudo isso, e pensando naquilo que eu gostaria para o meu futuro, veio a pergunta: Porque não criar um projeto? Porque não tentar ajudar essas pessoas que querem aderir a este modal? Porque não criar uma bicicleta capaz de ajudar nessa questão? Porque não fazer tudo isso e ainda realizar o meu sonho? Porque não?

Então está ai o que eu vou fazer:

Decidi criar um projeto diferente, talvez inovador, uma maneira diferente de ajudar a quem deseja aderir a esse estilo de vida e um projeto que me ajude a realizar o meu sonho: trabalhar na indústria de bicicletas nacional fazendo aquilo o que gosto e o que eu domino, mas principalmente, desenvolvendo soluções sobre aquilo que entendo muito bem: bicicletas.

De segunda a sexta-feira, faça chuva ou faça sol, vou de bicicleta ao trabalho, relatando tudo aquilo que acontecerá comigo e com a minha bicicleta, retirando informações cruciais e soluções importantes para desenvolver uma bicicleta capaz de unir lazer e transporte, com uma proposta acessível financeiramente e que seja capaz de ajudar as pessoas que desejam aderir a este modal, unindo segurança e desempenho por uma qualidade de vida melhor.

Serão quase 40km de bicicleta todos os dias, entre idas e vindas. Um relato fiel da realidade de se locomover de bicicleta ao trabalho em um grande centro urbano como São Paulo.

Começou hoje, quinta-feira, 22 de agosto de 2013.

:-)



Fotos e vídeos diários no Instagram: gsalomoni

#debikeaotrabalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário