terça-feira, 10 de setembro de 2013

Ô Seu Motorista! Fica bravo não!

Dia 14 - Uma rota diferente, mas a mesma falta de educação


A revelia da maldade ou pura ignorância? Independente da razão, me recuso a acreditar que as atitudes de motoristas sejam de fato propositais, apesar de não serem nem um pouco convincentes quanto a isso.


Como esperar que as ações de motoristas em relação aos ciclistas sejam coerentes com a de uma sociedade unida pelo bem de todos e por uma mobilidade urbana mais igualitária se nem ao menos as próprias normas de trânsito são seguidas por estes?

Quem utiliza a bicicleta como meio de transporte e/ou até mesmo para o lazer, conhece muito bem a realidade. A falta de fiscalização, omissão do poder público, a falta de investimentos em ciclovias e a falta de conhecimento quanto aos direitos e deveres de cidadãos, se misturam com a falta de educação e o despreparo de motoristas nos grandes centros urbanos. As intimidações e as ameaças são incessantes e preocupam todos aqueles que optam por esse modal.

Um exemplo claro da ignorância combinada com a falta de educação ocorreu hoje, durante o trajeto de ida ao trabalho. Antes de continuar, acreditem: não foi a primeira vez e não será a última. 

Um taxista, munido de seu veículo, e acreditando que de alguma forma conseguiria se locomover mais rápido do que eu, ciclista, tentou por diversas vezes me ultrapassar, e o fez todas as vezes que tentou, afinal de contas, não estou ali para atrapalhar e todas as vezes dei passagem. O que ele não conseguia entender é que a cada vez que me ultrapassava, acelerando seu automóvel de maneira desnecessária até mesmo para quem estava com pressa, eu o ultrapassava novamente em poucos metros, já que o trânsito caótico de hoje não o permitia andar mais de 50m sem ter de parar novamente em um farol ou no tráfego congestionado. Sem absolutamente nenhum motivo, durante provavelmente a sétima vez que o ultrapassei, recebi diversos xingamentos e ameaças, e então o veículo partiu em disparada por uma travessa. O que mais me impressionou é que o táxi continha um passageiro que praticamente ignorou a situação. Então, mais adiante no trajeto acabei cruzando novamente com o taxista em uma outra rua paralela, e adivinhe, parado no farol. Ao me aproximar, fiz questão de parar ao lado, me preparando para revidar os xingamentos e impor goela abaixo os ensinamentos quanto aos direitos dos ciclistas, como sempre faço. Eis que então veio a surpresa: uma outra motorista (ou uma ciclista lá no fundo), que acompanhara todos os acontecimentos buzinou e chamou a atenção de todos, gritando: "Ei! Ô da bicicleta! Deixa pra lá! Esse aí é ignorante! Deixa pra lá!"

O fato é que me fez ao menos refletir.

Confesso que não sei mais como devo reagir. Ignorar os acontecimentos e rezar para que um dia todos se conscientizem? Esperar o poder público agir? Revidar os xingamentos e ameaças? Como me defender diante de toda ignorância acumulada?

Por enquanto acho que vou tentar conversar e mostrar que não estou errado, mas que é difícil segurar a vontade de revidar, é difícil!

Notas e informações importantes


Esse freio V-brake é irritante! Cada vez está de um jeito diferente e em uma posição diferente! Avaliar utilização de sistema de freios de speed.

Fotos e Vídeos








Nenhum comentário:

Postar um comentário