sexta-feira, 20 de setembro de 2013

4 semanas de bike ao trabalho

Dia 22 - Fez chuva e fez sol



4 Semanas De Bike Bike Ao Trabalho! 22 dias de muitas alegrias e alguns perrengues também.

De 22 de agosto a 20 de setembro de 2013 foram 548.94 km rodados de bike, 33:08:30 horas pedalando, 18490 kcal gastos nesse período e mais de 40 viagens entre a região norte e sul, sendo 5 compartilhados da cidade de São Paulo.

Como todos sabem, a ideia era colher informações importantes para desenvolver um projeto capaz de suprir a necessidade de quem utiliza a bicicleta como transporte alternativo. Bom, essa ideia ainda segue e agora vai começar a ser desenvolvida, mas o mais importante foi enxergar a cidade de uma maneira diferente e de entender a importância de abrir a mente para esse movimento, ideológico e prático. De fato, é complicado aceitar a individualização do transporte nos grandes centros, tão pouco acreditar que não existe nenhum investimento de grande porte em transporte alternativo como solução para a mobilidade urbana caótica, solução de custo x benefício incrível.

Sem contar o desgaste de pneus e pastilhas (que não troquei), gastei apenas R$ 30,00 com a troca dos pedais que quebraram por desgaste natural e mais R$ 30,00 em trajetos compartilhados com o metrô. Muito não? Rsss. Se eu tivesse feito o mesmo trajeto todos os dias utilizando o transporte público, esse valor seria de aproximadamente R$ 132,00, e se tivesse feito de carro... vixi... R$ 360,00 mais ou menos.

Quem acompanhou a trajetória sabe: alguns perrengues, frio, chuva, mas seguimos assim... firmes e fortes! O mais interessante é que durante todos esses dias, não houve um sequer em que eu não cruzei com um ciclista! Acho que isso é um bom e um mal sinal. Um bom sinal porque sei que não estou sozinho e um mal sinal porque sei que nada de muito efetivo está sendo feito para cuidar de quem pedala diariamente nos grandes centros urbanos, mas nada disso é capaz de tirar o prazer de pedalar, certo?

Sem contar os quase 6 quilos a menos no mesmo período, posso dizer que o condicionamento físico melhorou e muito! O corpo e a saúde agradem, minha noiva também! Rsss

Ainda acho que as bicicletas urbanas devem evoluir um pouco mais para serem totalmente eficientes quando o assunto é pedalar diariamente nos grandes centros urbanos. Testei vários modelos nesse período e com certeza identifiquei alguns quesitos que poderiam ser melhor trabalhados, e é exatamente essa a ideia!

Agora só falta tirar o projeto da cabeça e colocar no papel! Agora é hora de utilizar todas as informações coletadas nesse período e desenvolver um projeto capaz de unir conforto, praticidade e um certo desempenho, necessários para continuar levantando a bandeira do transporte alternativo.

Falando em transporte alternativo...

Quais os motivos para pedalar?

Bom, resumindo a história:

Você gasta menos dinheiro, emagrece, melhora sua disposição, chega primeiro que qualquer um no destino que quiser, não tem que pegar transporte superlotado e muito menos ficar no trânsito e gastar todo o seu dinheiro em gasolina, além de enxergar a sua cidade de uma outra maneira.

Só esse resumo já vale a pena não? Então bora pedalar!

:-)

Fotos
















7 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa! A ideia é realmente muito legal!

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  2. GUss!!! Faz um post das bikes utilzidas e quais vc achou melhor para pedalar na cidade! Tenho um Caloi T-Type e ainda tenho minhas duvidas se ela eh realmente a melhor opção. Acho ela um pouco pesada e robusta demais.
    Beijaooo e Parabens esta bem legal!!!!

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    1. Oi Clarinha! Tem razão! Já me pediram isso! vou fazer um post desse tipo e compartilho contigo! Abs!

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  3. Vi o link na página de um amigo e venho aqui parabenizar pela iniciativa e compartilhar minhas experiências.
    Há alguns meses tenho utilizado a bike para ir ao serviço, gasto cerca de 40 min. para percorrer 10 km, na ida e na volta. Muito mais rápido que qualquer outro meio de transporte.

    Vejo como maior problema a falta de consideração de muitos motoristas e até mesmo pedestres. Em vez de perceberem que você está contribuindo com vários aspectos como mobilidade e poluição, te veem como um obstáculo, como alguém que não deveria estar ali utilizando a via pública. Infelizmente a bike ainda tem o estigma de ser um "brinquedo" que só pode ser utilizado em parques e afins.

    Porém, tenho esperança que as campanhas recentes de conscientização vão surtir efeito e, juntamente com aumento de ciclovias/ciclofaixas, vão facilitar a vida de quem usa bicicleta e quem sabe até incentivar mais pessoas a deixarem o carro em casa.

    Vlw

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    1. Cara que legal! Continue assim! Eu mudei a minha vida depois que comecei a pedalar e não é romantismo não, é a mais pura verdade,

      Concordo com você. Na verdade a falta de respeito e consideração é pura falta de informação e isso acaba impactando nesse aspecto que você citou. O próprio código de trânsito brasileiro, modificado em 1997, coloca a bicicleta como um veículo qualquer, só esqueceram de informar ao restante da população. É uma pena mesmo, porque é uma solução de custo x benefício inígualável.

      Mas não desista! Vamos seguir firmes e fortes!

      Abs!

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  4. Acho que falta também, nos locais de trabalho, banheiros com espaços e infraestrutura para tomar banho e trocar roupa. Pedalar transpira, isso é bom. Mas vamos devagar.. ; )

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